Seguro de Crédito protege seu negócio

Seguro de crédito dá proteção ao seu negócio no caso de seu cliente deixar de pagar suas obrigações comerciais. Isso pode ocorrer em função da insolvência de seu cliente ou por ele ter deixado de pagar na data prevista.

O que é Seguro de Crédito?

A sua empresa vende, mas ela sempre recebe? Por que correr riscos se você pode segurar todas as faturas de seus clientes? O Seguro de Crédito proporciona proteção à sua empresa contra o risco de não pagamento de seus devedores.

A liquidação de faturas é uma preocupação diária para as empresas. Mesmo possuindo a melhor organização, sistemas sofisticados de controle, assim como informações atualizadas, nunca se tem certeza do desfecho. Na maioria das empresas as contas a receber da atividade comercial representam até 30-40% do total do balanço. O não pagamento expressivo dos devedores pode provocar um grande impacto nos resultados anuais, distorcer o balanço e às vezes até ameaçar a própria sobrevivência da empresa – esta é uma das causas mais frequentes das falências.

Por que pensar num seguro de crédito?

  • A seguradora paga se o seu cliente não pagar: esta é a essência do seguro de crédito.
  • Você vai melhorar sua gestão de crédito. As decisões de crédito vão se basear nas mais diversas fontes de informação, com regras de concessão e argumentação de crédito claramente definidas.
  • Toda a gestão de crédito será estabelecida dentro do mais alto nível profissional.
  • Você terá acesso ao mercado de resseguros: uma das vantagens de uma seguradora (comparada ao factoring, por exemplo) é que ela pode repassar parte do risco assumido para resseguradores. Dessa forma, conseguem ter grande exposição em grandes multinacionais, sem que isso ameace a estabilidade financeira caso ocorra a falência de uma delas.
  • Você se sentirá confiante em conquistar novos mercados: você vai ter acesso às melhores fontes de informação que geralmente contemplam experiências comerciais e um histórico de sinistros. Mesmo que você não conheça o mercado, a legislação ou o seu cliente, você sabe que seu risco será mínimo – e tudo isso a um custo aceitável.
  • Você vai proteger sua empresa contra perdas significativas: o não pagamento de um dos maiores clientes é um dos motivos mais comuns de falência. Às vezes um acontecimento deste tipo pode ser previsto, desde que se disponha das fontes corretas de informação. Às vezes isto não é possível, por exemplo no caso de ação fraudulenta ou de especulação realizada por um funcionário chave.
  • Você vai aumentar sua solvabilidade junto ao seu banco: os bancos avaliam sua empresa por meio da reavaliação dos ativos, independentemente do valor de escrituração. Se o banco souber que suas contas a receber possuem a cobertura de uma grande seguradora, isto sem dúvida vai provocar um impacto na maneira pela qual atribuirão valor a esses ativos.
  • Seus valores a receber terão uma cobrança mais eficiente: trata-se de uma companhia de porte internacional que constituiu uma rede de advogados e de empresas de cobrança, procedeu a uma análise da estratégia mais eficiente para cada país, e negociou preços com base no volume que representa.
  • Você vai ouvir uma opinião neutra na discussão entre a agressividade comercial à prudência financeira: quando ocorre conflito entre esses dois posicionamentos, é extremamente útil obter o parecer de um especialista neutro, alguém que possa ficar fora do debate e avaliar a solvabilidade de um cliente sem estar emocionalmente envolvido. Assim, evita-se fatores emocionais que poderiam afetar a posição de risco da empresa.
  • Você vai evitar os custos e as complicações das Cartas de Crédito. As Cartas de Crédito são bons instrumentos para ingressar-se em mercados não seguros, contudo apresentam uma série de inconvenientes:
    • São caras – tanto para o comprador como para você.
    • Requerem muito trabalho fastidioso e a frequência de discrepâncias faz com que a segurança que apresentam seja apenas ilusória.
  • Você dependerá menos de pessoas chave: quando a gestão de crédito se concentra em uma única pessoa, há sempre o risco de que o serviço seja perturbado se essa pessoa for transferida ou deixar a empresa. A terceirização de parte desse trabalho possibilitará a continuidade, além do fato de que você poderá contar com um parceiro que conhece seu negócio e que terá condições de treinar novos funcionários.
  • Você vai reduzir as despesas de gestão de crédito: as despesas relacionadas com compra de informações, monitoramento de clientes existentes, estudo de novos mercados e cobrança sofrerão uma redução. Internamente, você vai provavelmente poupar tempo que antes gastava em reuniões de coordenação e em discussões com o departamento comercial.

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